A Prefeitura de Catanduva iniciou uma nova fase do mutirão da catarata com estimativa de realizar 200 cirurgias ao longo de junho. As providências ao atendimento do pacientes são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.
Para atender a demanda, foram firmados contratos com prestadores de serviços oftalmológicos que possuem série histórica de atendimentos pelo SUS na cidade.
O mutirão é destinado a pacientes com diagnóstico para a doença, identificados pelo médico oftalmologista. A porta de entrada é a atenção básica – as unidades de saúde nos bairros, que encaminha os pacientes para o atendimento especializado.
“Com o mutirão, conseguimos ampliar a capacidade de atendimentos e diminuir o tempo de espera para cirurgia. Os procedimentos resultam em qualidade de vida às pessoas”, ressalta Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, secretário municipal de Saúde.
Os procedimentos cirúrgicos em grande escala são resultado do projeto de Cirurgias Eletivas no Estado de São Paulo, que prevê a liberação de recurso extra ao município para as operações. O trâmite é regulamento pela Portaria nº 195, publicada em 6 de fevereiro de 2019 pelo Ministério da Saúde.
A expectativa é realizar 700 procedimentos cirúrgicos até julho, último mês de vigência da portaria. Em maio, foram cerca de 250 procedimentos cirúrgicos. Paralelamente, a secretaria contabiliza cerca de 60 cirurgias de catarata por mês na cidade, a partir de contratos pré-estabelecidos com os prestadores de serviço.
Imagem: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde
Fonte: Assessoria/PrefeiturA